2 de nov. de 2010

AMOR, SENTIMENTO OU DECISÂO?

Apesar de muitas vezes acharmos que o amor e algo que sentimos por alguém, a Bíblia nos da uma orientação de que o amor e muito mais que um simples sentimento. Sentimentos passam, desejos passam, hoje você esta com raiva de alguém, amanha não se lembra mais da raiva. Sentimentos são como uma tempestade, vem impetuosamente, mas de repente, depois de derramar toda a agua acumulada, ela vai embora, algumas vezes deixando um rastro de destruição e, outras vezes traz vida, fazendo florescer as sementes que haviam sido plantadas.
Você se sente triste, alegre, cansado, com fome, animado, bem disposto, etc, mas não tem como você sentir amor. Não se pode explicar uma sensação. Jesus deixa claro que o amor não e um sentimento ao ordenar que amemos a Deus em primeiro lugar e ao próximo como a nos mesmos (Mateus 23.37-39). Como Jesus poderia ordenar algo que eu não posso controlar? Você poderia pensar: "não se pode controlar os sentimentos!"
Amar e uma decisão que eu e você temos que tomar todos os dias. Eu decido amar você apesar dos seus erros, defeitos, e independentemente de você me amar ou não. E fácil amar quem me ama, mas e quanto a quem só me aborrece e faz mal? Será que eu devo ama-lo também? A decisão e sua. Mandamento se cumpre ou não. Mas cuidado com suas atitudes, não podemos dizer que somos de Deus se não cumprimos seus mandamentos"QUEM NÃO AMA, NÃO CONHECE A DEUS, PORQUE DEUS E AMOR"(1 JOÃO 4,8). 
O amor, por varias vezes, exige um certo sacrifício; e preciso renunciarmos aos nossos interesses em favor do outro, considerar os outros superiores a nos mesmos ainda que seja difícil. Você não pode dizer que ama a Deus se não ama o seu próximo.
Jesus nos orienta que, no fim dos tempos, o amor de muitos esfriaria  por causa da maldade (Mateus 24.12). Cada um busca os seus próprios interesses e cada vez mais as pessoas estão se isolando. Cada vez o egocentrismo e o individualismo toma conta das pessoas, estamos ocupados demais com nossos próprios problemas para nos preocupar com o dos outros, não convém que seja assim.
Deus criou o homem para viver em comunidade e ele mesmo disse antes criar Eva: "Não e bom que o homem esteja só..."( Genesis 2,18a) e, outra vez: "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa."(Eclesiastes 4,9-12).
Pense bem, amar custa caro, mas a recompensa e infinitamente mais prazerosa!
Experimente você também, você não vai se decepcionar com o que Deus vai fazer por você se você começar fazer algo por alguém hoje! Talvez enquanto você termina de ler essa mensagem, já veio a sua mente alguém que precisa de você, e ai?
                  A DECISÃO E SUA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário